A 89.904 km/h, a Zeta Ophiuchi cruza o Universo, deixando um rastro de poeira e gás (em amarelo)
Depois de perder um astro que lhe fez companhia por muito tempo, uma estrela de massa 20 vezes maior que a do Sol está cruzando o espaço em uma espécie de curva cósmica, deixando um rastro de poeira e gás, informou o JPL (Laboratório de Jato Propulsão) da Nasa, agência espacial americana.
Uma nova imagem do satélite Wise da Nasa, agência espacial americana, capturou a estrela fugitiva e seu impacto na vizinhança galática, traduzindo a luz infravermelha em cores visíveis na imagem acima.
Chamada de Zeta Ophiuchi, a estrela já foi um dia acoplada a outra mais pesada em torno da qual orbitava. Mas quando sua espécie de estrela-âncora explodiu em uma supernova, Zeta Ophiuchi partiu como se fosse uma nave em fuga a uma velocidade de 86.904 km/h.
A estrela está se movendo tão rápido (em direção ao topo esquerdo da foto) que seus fortes ventos estão soltando gases e poeira com tanta força que se comprimem e brilham com a luz infravermelha, como aparece em amarelo, na foto acima.
O satélite Wise é capaz de capturar o brilho das ondas de choque que ocorrem antes que a estrela passe pelo Universo, criando essa bela representação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário